Como aplicar ESG na minha empresa?
Como aplicar ESG na minha empresa?
Com o aumento do investimento em ESG e uma maior pressão pública sobre todas as organizações para serem transparentes sobre suas políticas ambientais, sociais e de governança, tornou-se imprescindível que as empresas criem uma estratégia ESG dentro de suas operações. Mas, em vez de uma reação automática à pressão externa, ela deve ser construída com base nas preferências de todos os envolvidos e estar de acordo com as prioridades do negócio.
Por que as empresas precisam de uma estratégia ESG?
Em primeiro lugar, as empresas devem se preocupar com ESG porque hoje devemos ter responsabilidade social e ambiental. Os consumidores de hoje têm muito mais informações sobre o que estão buscando e escolhem marcas que tenham práticas responsáveis. Além disso, o ESG está se tornando um critério cada vez mais importante na negociação de investimento para empresas. Assim, torna-se fundamental a criação de estratégias para aplicar o ESG internamente nas empresas.
Como aplicar ESG na minha empresa?
Para desenvolver práticas e estratégias ESG, as empresas devem:
- Compreender a natureza do seu negócio e o impacto que tem no mundo, seja ele negativo, positivo ou neutro;
- Olhar para dentro: ter uma visão clara do cenário de diversidade da empresa;
- Envolver toda a equipe executiva na criação e execução de estratégias ESG;
- Ter metas e objetivos claros, cumprir os ODS da ONU para te ajudar nessa missão;
- Definir uma comissão multidisciplinar para iniciar os trabalhos.
O primeiro passo que você precisa dar é entender a natureza do seu negócio em relação ao seu impacto no mundo. Atualmente, algumas empresas já despertaram para a importância de ter um impacto positivo e o fazem por meio de seus modelos de negócios. Essas empresas são chamadas de negócios socioambientais. Podemos citar como exemplo os bancos de concessão de crédito fácil para pobres, os bancos de crédito de reflorestamentos, os fabricantes de piso de borracha reciclada de pneus, entre outras iniciativas. De qualquer forma, esses negócios impactam positivamente as pessoas.
Há também casos de empresas que impactam negativamente o mundo, como indústrias de mineração ou aquelas que utilizam muita água potável para fabricar seus produtos, por exemplo.
Para esses casos, o melhor curso de ação é pensar em como transformar esse impacto negativo em neutro. Um exemplo disso seria investir em reflorestamento, não como core do negócio, mas como forma de compensar as emissões de carbono de outras atividades. Outro exemplo é investir em soluções que reduzam o desperdício de água, utilizando água da chuva em fins não potáveis, por exemplo.
Após identificar como sua organização impacta a sociedade, é necessário envolver todo o time executivo, para que fique claro para eles o que é ESG, pois adotando estratégias nessa área impacta diretamente todo o planejamento estratégico da empresa.
Ao buscar orientação sobre essas ações, as empresas podem assinar o Pacto Global da ONU, comprometendo-se assim com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são colocados em várias áreas, e as empresas podem priorizar quais objetivos podem ser melhor atendidos com base em seu desempenho.
Por fim, ao se preparar para o pontapé inicial nas estratégias ESG, as empresas podem montar um Comitê sobre o tema, com pessoas de diversas áreas, cuja missão será pensar em ações concretas, além de estimular toda a empresa a refletir sobre e incorporar essa estratégia em sua cultura.
Depois de passar por essas informações, você e sua empresa estão mais próximos de construir estratégias claras para o seu futuro, ao mesmo tempo em que agregam responsabilidade ambiental e social ao seu próximo passo. Cada jornada é repleta de aprendizado e, felizmente, sempre podemos encontrar outras pessoas para trocar experiências.
Comentários
Postar um comentário