Certificação Cradle to Cradle!
Certificação Cradle to Cradle!
Você já ouviu falar no termo Cradle to Cradle ou na Certificação Cradle to Cradle? Se a resposta for não, continue lendo este post que explicamos tudo!
O que é Cradle to Cradle?
A Certificação Cradle to Cradle (C2C) é uma abordagem inovadora de design e produção sustentável que se
concentra na criação de produtos que são completamente seguros e saudáveis para o meio ambiente e para as pessoas que os utilizam. Atualmente, pode ser considerada a certificação mais relevante para reconhecer produtos desenhados ara a economia circular.
O conceito foi elaborado pelo arquiteto alemão William McDonough e pelo químico americano Michael Braungart. Em 2002, os autores divulgaram o conceito no livro Cradle to Cradle – Remaking the Way We Make Things, que hoje é considerado referência em sustentabilidade.
Em 1995, McDonough e Braungart fundaram o Instituto McDonough Braungart Design Chemistry (MBDC). O objetivo do instituto era promover a abordagem Cradle to Cradle em todo o mundo e em 2005 foi criado o Programa de Certificação Cradle to Cradle.
Desde 2010 o programa de certificação foi cedido à instituição sem fins lucrativos Cradle to Cradle Products Innovation Institute (C2CPII) – Instituto Cradle to Cradle de Inovação de Produtos.
Essa certificação avalia todo o ciclo de vida do produto, desde a escolha dos materiais até o seu descarte final, com o objetivo de garantir que os produtos sejam produzidos de forma ecologicamente correta e socialmente justa.
Conheça as 5 categorias da certificação
SAÚDE DOS MATERIAIS
Este critério avalia os ingredientes dos produtos e garante que eles não contenham substâncias tóxicas ou prejudiciais à saúde. O objetivo é que os produtos químicos utilizados nos processos de produção sejam o mais seguros possível para a saúde humana e para a saúde do meio ambiente.
CIRCULARIDADE DOS PRODUTOS
Já o critério de circularidade, avalia a capacidade do produto de ser reciclado ou reutilizado após o uso. A ideia é eliminar o conceito de resíduo e manter os produtos em uso pelo maior tempo possível.
ENERGIA RENOVÁVEL E CLIMA
O critério de energia renovável e clima avalia a utilização de fontes renováveis de energia e a redução das emissões de carbono durante a produção do produto. Este item está diretamente relacionado às mudanças climáticas e à emissão de CO2 para a atmosfera.
GESTÃO DA ÁGUA
A gestão da água avalia o consumo de água durante a produção e o uso do produto. Neste critério, a água se torna um recurso valioso no qual deve estar disponível para as pessoas e o meio ambiente.
JUSTIÇA SOCIAL
E, por fim, o critério de justiça social avalia a ética e a responsabilidade social da empresa em relação aos seus funcionários, comunidades e fornecedores.
A certificação Cradle to Cradle possui 5 níveis
A certificação Cradle to Cradle possui 5 níveis, que refletem o nível de desempenho do produto em relação aos princípios da certificação. Cada nível representa um conjunto de critérios cada vez mais rigorosos que o produto deve atender para obter a certificação.
Os níveis de certificação são: Básico (Basic), Bronze (Bronze), Prata (Silver), Ouro (Gold) e Platina (Platinum).
Os produtos são certificados com a menor avaliação adquirida entre as cinco categorias. Por exemplo, se um produto possui quatro categorias Bronze e uma categoria Básico, a certificação dele será do nível básico. Assim, as empresas são obrigadas a pensar e desenvolver todas as categorias a fim de melhorar o nível da certificação dos seus produtos.
Outro fator interessante é que os produtos podem começar pelo nível de certificação mais baixo, o Básico. No entanto, na próxima avaliação ele deve subir de nível obrigatoriamente. Caso contrário, a certificação não é concedida novamente.
Resumindo…
A certificação Cradle to Cradle é uma das mais respeitadas no mundo. Os produtos certificados são considerados produtos projetados para a circularidade, respeitando a saúde dos usuários e a saúde do meio ambiente.
Hoje, a certificação está presente em mais de 500 países e mais de 34.500 produtos certificados. No Brasil, a Remaster recebeu a certificação Cradle to Cradle em 2019 com o piso elevado produzido a partir de polipropileno (PP) reciclado.
O número de produtos certificados brasileiros ainda é baixo em comparação com produtos de outros países. No entanto, esta certificação é uma forma de incentivar produtos ecologicamente corretos e socialmente justos.
Se você está buscando produtos mais sustentáveis, busque por aqueles com a certificação Cradle to Cradle!
Comentários
Postar um comentário